F1 2018

Confesso a minha relação amor-ódio com a Fórmula 1, marcada por períodos de paixão ardente pela modalidade, esfriados apenas pela morte de um ídolo que para sempre guardarei no coração, Ayrton Senna da Silva, regressando, nos últimos anos, como adepto fervoroso das corridas que marcaram os domingos de manhã da minha infância. A Fórmula 1 mudou muito desde os anos 80 até hoje, mas a paixão pela alta velocidade que alimento nunca chegou a desaparecer, e, por isso, os títulos da Codemasters são, para mim, uma forma de me ligar intrinsecamente a um mundo que sempre tive como meu.
Caminhamos para o oitavo ano de jogos de F1 licenciados pela mão da Codemasters, os mestres dos jogos de corridas, e a verdade é que sempre notei uma cadência de evolução bastante consistente. Talvez o facto de, a cada ano, apresentarem um simulador de F1 mais competente e demonstrarem a sua dedicação à modalidade, faça com que o receio que as coisas corram mal faça o meu coração bater mais rápido. Descansem, F1 2018 não é uma desilusão, bem pelo contrário, é o melhor jogo de Fórmula 1 alguma vez produzido, e mais um testamento da capacidade da produtora, que parece talhada para a alta velocidade.
Porém, não consigo, depois de várias horas e quilómetros passados no jogo, evitar sentir algum desconforto em relação ao futuro da série, cujas instalações anuais vão apresentando melhorias incrementais, mas não têm conseguido apresentar novidades que sejam dignas de grande registo, especialmente depois de, no ano passado, nos ter sido oferecido o melhor Modo Carreira de sempre, com a introdução do sistema de desenvolvimento dos monolugares ao estilo RPG. Este ano, esse mesmo modo recebe mais um conjunto de pequenos ajustes que o tornam ainda mais interessante, mas a comunicação da Codemasters parece querer destacar a sua mais recente inovação: as interações com a imprensa, que, em abono da verdade, fazem parte da vida de um piloto, e a ideia de "fazer cabeçalhos," com a forma como lidam com a comunicação social a ter um reflexo na moral e desempenho da vossa equipa.